Apresentação

O Departamento de Ciências Agrárias (DCA) é uma unidade orgânica da Universidade dos Açores (UAç), sedeada no Campus de Angra do Heroísmo, vocacionada para a formação, investigação e prestação de serviços nos domínios da agricultura e do ambiente.

Tem as seguintes áreas de interesse na investigação, ensino e prestação de serviços:

  • Agricultura: Pastagens, Horticultura, Fruticultura; Solos e Fertilidade; Protecção de Plantas; Hidrologia e Recursos Hídricos; Engenharia Rural; Economia Regional e dos Recursos Naturais.
  • Ambiente: Ecologia e Conservação da Natureza; Biologia Agrícola; Química e Física da Atmosfera; Química e Microbiologia das Águas; Climatologia; Ordenamento do Território; Saneamento Básico; Diagnóstico e Auditorias Ambientais; Estudos de Impacte Ambiental; Oceanografia Física;
  • Biotecnologia
  • Produção Animal: Nutrição; Alimentação; Reprodução e Maneio.
  • Tecnologia Alimentar: Higiene e segurança alimentar; Nutrição Humana; Enologia

Centros de Investigação

No DCA funcionam Centros de Investigação reconhecidos pela FCT e Centros de Investigação Reconhecidos pela DRCT, para além disso, há investigadores do DCA membros de outros Centros de Investigação Reconhecidos pela FCT, pertencente à UAc ou não, nomeadamente o IMAR-DOP, o IMAR-Coimbra e o CEEAplA.

Ensino no DCA

No DCA funcionam Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos de 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo, para além destes funcionam Ciclos Básicos (2 dois anos) em parceria com Universidades Portuguesas.

Relações com outras Istituições

Desde a sua fundação, o DCA tem mantido relações privilegiadas com Departamento congéneres de outras Universidades e Estações de Investigação nacionais e internacionais, quer ao nível de ensino, quer ao nível de investigação.

As ligações do DCA da UAç com Universidade e Instituições nacionais e estrangeiras permitiu-lhe formar o seu quadro docente e de investigação, ao nível de provas de APCC, Mestrado e Doutoramento, para além de proporcionar parcerias importantes no desenvolvimento de projectos de investigação, quer regionais, quer nacionais, quer ainda comunitárias ou extra-comunitários.

AcessibilidadeD. XHTML CSS
Desenvolvido por UAc © 2017 | Termos de utilização